domingo, 19 de dezembro de 2010

Abaixo-assinado Educação Estadual do Rio de Janeiro - Carta Aberta

Abaixo-assinado Educação Estadual do Rio de Janeiro - Carta Aberta

10 comentários:

  1. Acredito que essa carta é mais uma dentre as tantas que os professores de maior sensibilidade possam ter externalizado ao longo desses últimos.....
    São tantos anos que só tenho a referência por governo, e posso arriscar: MOREIRA FRANCO! Detalhe que na época era governador e a partir de janeiro de 2011, ocupará um ministério complexo que é o de assuntos estratégicos!!! Imagina as estratégias hein......!!!!!rsrsrsrrsrs
    Se como governador ele quase consegue...certamente agora com a ajuda de aliados conseguirá!
    saindo da ironia e voltando pra realidade, temos um problema que já pode ser encarado como enraização de cultura, que é a não atenção aos profissionais de nível superior, mais humilhados e descartados por todos os governos desde moreira!Quando a coisa se torna hábito, e a frequência rotina, temos o que chamamos de aculturamento situacional.O maior exemplo disso é esse descaso patológico com os profissionais de educação.
    Isso continuará e não mudará!Só haverá mudanças, se conseguirmos emplementar professores que lutem pela causa, mas no poder! Eleger representantes reais, participativos e que não escondem a causa quando entram pelas portas congressistas!O mesmo poder deverá ser conseguido também, no judiciário. a classe deverá forrar-se de todos os lados e instâncias. o maior exemplo disso, são as representações dos conselhos superiores de medicina(crm), de direito(oab), de engenharia(crea), entre outros que estão com representatividade em todos os poderes!
    Sem essa ajuda, não haverá qualquer tipo de evolução! ficaremos no mesmo sistema retrógado de educação que todos já sabem e nem precisarei citar.Essa no momento, é a única linha de raciocínio que tenho para tentar minimizar os impactos, as atrocidades cometidas contra nossa classe.

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  2. Meu amigo,

    O que me deixa indignado é saber que a imensa maioria dos professores da rede tem curso superior, mas tem alma de operário (O que talvez seja uma injustiça com os operários, pois estes ao menos são ativos em seus sindicatos). Muitos nem queriam ser professores, fizeram licenciatura por ser mais fácil. Agora trabalham com má vontade, não tentam se especializar em nada e não tem noção alguma do que é se organizar em classe.

    Mas tenho fé de que existam mais pessoas que pensam como você e eu. Pois esse é o único caminho para a mudança.

    Um forte abraço!

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  3. Questões jurídicas a respeito da carta:
    1)Sabemos que o governo brasileiro atua na maioria das vezes em causa própria ou favorecendo aqueles que os patrocinaram.Muito pouco é feito para a nação, tendo em vista as nossas cotas fazendárias.Na maioria das vezes as atitudes são justificadas por uma legislação vigente, mas aí é onde mora o detalhe que justifica a ação segundo a lei,só que quando a atitude é desvinculada da legislação, na maioria das vezes passa desapercebida pela massa dominante, pelo fato de desconhecermos legislação até porque a cultura legislativa é muito distante de tudo que possuímos como elemento formador de cidadania no país.Sendo assim, caberia a nós cumprirmos a função de agente fiscalizador e detectado qualquer problema, de imediato resolveríamos através da ação de embargo.Mas não é o que acontece e isso se soma ao longo dos anos, decadas e até séculos da vigência política nacional.
    Baseado na constituição de 1988(última), muitas das coisas que poderíamos e até teríamos que mudar realmente, não são alteradas por conta da legislação, e o grande detalhe é que a legislação em partes não acompanham a evolução tecnológica, cultural e social do país, salvo quando de interesse dos congressistas, por exemplo na alfandegária, empresarial, econômica, internacional entre outras, mas o código penal, a constituição e outros códigos não mudam!Não mudam porque não é interesse e também em nenhum momento iso é questionado por eleitores em massa do país, porque há descaso, ignorância,e até hoje o ensinamento do direito geral não fora introduzido no ensino e como sempre as pessoas ficam sentadas esperando uma atitude do executivo para propor tais mudanças e nada acontece.

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  4. Questões jurídicas a respeito da carta:
    2)Na constituição federal o famoso artigo 5° no seu inciso LXXIII prega que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ATO LESIVO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO OU DE ENTIDADE DE QUE O ESTADO PARTICIPE.
    Baseado nisso eu te pergunto:
    Quando foi que entramos contra o Estado no momento em que começou a nos lesar? No dito popular aparecerão argumento do tipo que Estado(juiz)não "julga" (condena)Estado.Isso não é mentira não! Mas para podermos não passar desapercebidos disso, teríamos que ter nossos representantes no judiciário e principalmente no legislativo(Força política!).
    Então concluo que esse artigo, para o Estado,por ser contrário ao massacre feito aos professores,é ignorado.
    Agora preste atenção na mesma constituição no capítulo II (dos direitos sociais) em seu ART6° onde diz: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia....." Isso quer dizer NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E COM O REFORÇO DA LDB QUE TODAS AS CRIANÇAS DEVERÃO ESTAR MATRICULADAS NAS ESCOLAS, E SE ISSO NÃO OCORRER, O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS CONSELHOS TUTELARES O FARÃO ATRAVÉS DA ORDEM JUDICIAL!ENTÃO, AQUELE ÍTEM QUE EU E VOCÊ DEFENDEMOS DO ACESSO VIA CONCURSO , HOJE É RESTRITO.SOMENTE PODERÃO FAZER AS INSTITUIÇÕES QUE OBTIVEREM UMA CERTIFICAÇÃO PARA TAL, QUE É CONCEDIDA PELO ESTADO.PARA CHEGAR A UNIVERSALIDADE COMO QUEREMOS, HAVERIA DE MUDAR A CFB88! ENTÃO AGORA, O GOVERNO INVERTEU A LEI EM CAUSA PRÓPRIA! ESSA É MINHA LINHA DE RACIOCÍNIO QUANTO À ESSA QUESTÃO.
    3)MAIS UMA VEZ EU DIGO E AFIRMO: " NADA SERÁ MUDADO, SE NÃO ATINGIRMOS A PLENITUDE DO ENTENDIMENTO DO FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA, E PARA ISSO OCORRER, TERÍAMOS DE TER EM FUNCIONAMENTO UM CONSELHO FISCAL LEGISLATIVO APARTIDÁRIO E COM APOIO DA MÍDIA, ISENTO DE INTERESSES, QUE AJUDASSEM A PROMOVER ESSAS COBRANÇAS DE CAMPANHAS, O QUE JÁ OCORRE EM ALGUNS PAÍSES, DESSA MANEIRA QUE ESTOU POSTANDO AQUI.DA MANEIRA QUE ESTÁ, NÃO ADIANTARÁ, NEM MESMO DESSA NOVA FORMA QUE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO IRÁ DEMONSTRAR PARA 2011, GASTANDO SEUS BILHÕES DE RAIS NUMA PESUDO TENTATIVA DE RESGATAR OS RESULTADOS OBSCUROS ALCAÇADOS POR NOSSO CORPO DISCENTE E DOCENTE.
    4)ESSE VALE ESMOLA DE 500,00 REAIS É UM CALA BOCA DO ESTADO, E O PIOR É QUE VAI CALAR MESMO!!
    "ESSA GRATIFICAÇÃO FOI O QUE DEU PARA SER FEITO ESTE ANO"(WILSON RISOLIA).BASEADO NESSE ARGUMENTO COM ESSE VOCÁBULO CHULO, RIDÍCULO E DESDENHOSO, O QUE PODEMOS CONCLUIR? VOCÊ JÁ VIU, OUVIU, ALGUM SECRETÁRIO SE PRONUNCIAR DESSA FORMA PARA OS MEMBROS DA ALERJ?DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA? TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO? POIS É...PARA OS PROFESSORES A FRASE É ESSA! CADA UM TEM O QUE MERECE!
    5)ME PREOCUPO COM ESSA COISA DE PLANO DE METAS QUE IRÁ VARIAR CONFORME A REGIÃO E O PADRÃO EXIGIDO POR CADA ESCOLA! ISSO É GOLPE!
    6)BASEADO NOS´PÉSIMOS ÍNDECES DO IDEB E OUTROS MAIS, A CAMARA LEGISLATIVA FOI FORÇADA A APROVAR UM FALSO ORÇAMENTO ONDE SERÃO LIBERADOS 7 BILHÕES DE REAIS PARA SEREM APLICADOS NA EDUCAÇÃO.AFIRMO EM DIZER FALSO, NO SENTIDO DA FUTURA MÁ APLICAÇÃO DOS RECURSOS, ONDE DINHEIRO SERÁ PERDIDO EM PROJETOS SEM SENTIDO, ONDE LICITAÇÕES DUVIDOSAS JÁ OCORREM, E OUTRAS QUE APARECERÃO! E O SALÁRIO, AHH O SALÁRIO É UM MERO DETALHE...ESQUECIDO, QUE SERÁ FORJADO , TALVEZ, NO PLANOS E METAS...QUE AO MEU VER, NÃO TERÁ FUTURO, A NÃO SER QUE O GOVERNO FEDERAL O CALCE COM MAIS SUBSÍDIOS!CABE RESSALTAR SEMPRE QUE O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NÃO ESTÁ SOMENTE NA ESCOLA, E SIM NA BASE DE FORMAÇÃO SOCIAL E ESTRUTURAL DA FAMÍLIA BRASILEIRA.ESSE É O LUGAR QUE O GOVERNO DEVERIA FINANCIAR DIRETAMENTE COM RIGOR FISCAL E COM MUITA COBRANÇA DE RETORNO, MAS DIZEM QUE ESSE PENSAMENTO É DITATORIAL! ENTÃO....FICA NA MESMA QUE DEVE SER BOM PARA O POVO, E PARA QUEM LEGISLA.mAS EU NÃO APROVO ISSO!
    7)VAMOS PAGAR PRA VER,....

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. A maior arma de um intelectual são suas palavras!O verdadeiro guerreiro traduz essas palavras colocando-as no plano prático, de forma estratégica,imperceptível.No final teremos conquistado nossos objetivos!
    Só falta a classe perceber esse "mero detalhe"!

    obs: já estamos em 2011 e nada!

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  7. A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.
    A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.
    Num programa de entrevista na televisão o indigenísta Orlando Villas Boas contou um fato observado por ele numa aldeia Xavante que retrata bem a característica educacional entre os índios: Orlando observava uma mulher que fazia alguns potes de barro. Assim que a mulher terminava um pote seu filho, que estava ao lado dela, pegava o pote pronto e o jogava ao chão quebrando. Imediatamente ela iniciava outro e, novamente, assim que estava pronto, seu filho repetia o mesmo ato e o jogava no chão. Esta cena se repetiu por sete potes até que Orlando não se conteve e se aproximou da mulher Xavante e perguntou por que ela deixava o menino quebrar o trabalho que ela havia acabado de terminar. No que a mulher índia respondeu: "- Porque ele quer."
    Podemos também obter algumas noções de como era feita a educação entre os índios na série Xingu, produzida pela extinta Rede Manchete de Televisão. Neste seriado podemos ver crianças indígenas subindo nas estruturas de madeira das construções das ocas, numa altura inconcebivelmente alta.
    Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeram também os métodos pedagógicos.
    Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentou-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos continuou até que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo.
    Na verdade não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Família Real permitiu uma nova ruptura com a situação anterior. Para preparar terreno para sua estadia no Brasil D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa História passou a ter uma complexidade maior.
    A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Basta ver que enquanto nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, sendo que em 1538 já existia a Universidade de São Domingos e em 1551 a do México e a de Lima, a nossa primeira Universidade só surgiu em 1934, em São Paulo.
    Por todo o Império, incluindo D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu uma processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo.

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  8. No período de Deodoro (1891) a washington luis(1930), nada se evoluiu em termos de ciências no Brasil, pois as oligarquias só conheciam um único caminho que julgavam desenvolvimentista na intelectualidade, que eram as ciências jurídicas.Nesse período, já havíamos atravessado uma guerra mudial, e países como Estados unidos, união soviética,japão, itália, alemanha, frança e Inglaterra já estavam a "milênios luz"em níveis de ciências(armaamentistas, farmacológicas,aeroespacial,naval entre outros)enquanto que no Brasil, a indústria se desenvolvia com a lenta tranferência de tecnologia de segunda categoria de países como Inglaterra, EUA e alemanha.Passamos por Deodoro, floriano peixoto, Prudente de moraes, manoel de campos salles, francisco rodrigues alves, afonso penna, nilo peçanha, Hermes da fonseca, wenceslau bráz, Delfim moreira, Epitácio pessoa, Arthur bernades, Washington luis, prestes(curto período), linhares(curto período )e vargas!Exceto os dois primeiros que tinham formação militar, todos inclusive vargas tinham formação em direito.Na verdade a formação de nossos presidentes não teria nada a ver com o desenvolvimento do país, porém essa infeliz coincidência retrata que nesse período no Brasil, só existia formação superior em contabilidade, direito e ciências médicas em evolução tardia.Química, física, matemática, robótica, metalurgia, oceanografia, geologia....nem pensar!!! Isso era papo futurístico!Parece mentira, mas gostaria de estar cometendo blasfêmea, mas é pura realidade!O subdesenvolvimento de uma nação começa a partir do momento em que não se faz ciência, porque toda nação que fez ciência, hoje tá no G7 e tem domínio nuclear além de controlar a economia do mundo!
    Então o caos educacional de hoje, tem obviamente a gênese aqui retratada através da história, cujo antepassado não quiz brigar por espaço no cenário da época deixando toda a carga para hoje, 2011!
    Aqui estamos.......

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  9. Eu só pude entender por completo o processo de desenvolvimento da educação brasileira no início do século XX, não depois de estudar história do brasil(história), não depois de estudar estrutura e funcionamneto de ensino(educação)/sociologia, mas depois de estudar uma disciplina que retrata a evolução da formação histórica da família brasileira, em um curso de especialização de famílias(terapia)na universidade Cândido Mendes, onde o maior especialista da área é um francês chamado Philippe Ariès(autor), onde os professores buscam-no como base para estudos.
    Recomendo a todos os professores que gostam de ler o livro de tema : história social da criança e da família- ltc- philippe ariès. São abordados temas de importâncias fundamentais como O sentimento da infância e subtemas como o traje das crianças- avida escolástica e subtema a origem das classes escolares-a família e subtema família e sociabilidade.
    A leitura, pesquisa e debate devem voltar a serem praticadas pelos docentes, o que não acontece hoje por questões óbvias, mas que deve ser resgatadas como dignidade humana tanto quanto o salário, porque na minha concepção, o maior pecado não é ter dinheiro e sim ser IGNORANTE DOS FATOS COTIDIANOS QUE REGEM NOSSAS VIDAS.
    BOA LEITURAS A TODOS!

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  10. Depois desse panorama histórico da educação, é revoltante perceber que os mesmos erros continuam sendo praticados. Cadê o investimento em Ciência e Tecnologia?

    Temos mentes brilhantes nas universidades públicas como UNICAMP, USP e UFRJ, e em institutos como o IMPA. O problema é que não temos peças de reposição. Não há um incentivo para que se desperte o interesse pela ciência nos jovens.

    Parece que a História não ensinou nada aos nossos governantes.

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